O Projeto FUTEBOL: CONSTRUINDO O FUTURO é a proposta formativa e de interação social, buscando a melhoria na qualidade de vida, integração, inclusão e cidadania, por meio da pratica esportiva destinada a 80 crianças e adolescentes de 06 a 14 anos, do parque universidade e adjacências, atendidas pela Casa Acolhedora.Proporciona descobertas por meio do corpo em movimento, do prazer pelos jogos e pelas brincadeiras, conhecendo seus direitos e deveres, sendo orientados por meio do esporte,  para que consigam romper com a situação de extrema vulnerabilidade existentes.  O projeto desenvolvido pela instituição busca  ocupar o tempo das crianças e adolescentes com atividades de futebol para meninos e meninas para que estes possam descobrir suas potencialidades de uma forma diferenciada, fugindo da normalidade competitiva, e trabalhando por meio dos valores humanos.
Acredita-se que o esporte pode transformar realidades,  e visando mostrar para as crianças e adolescentes que é possível sonhar e alcançar seus objetivos, serão estimulados para que acreditem que a cada dia podem modificar a realidade vivenciada.
O Projeto FUTEBOL: TRANSFORMANDO O FUTURO quer transformar a realidade das 80 crianças e adolescentes da instituição. O Futebol de 3 tempos é um grande instrumento para o desenvolvimento social. Esta instiuição acredita nisto,  e também entende  que este esporte pode quebrar barreiras. Assim, busca-se construir com os educandos um novo olhar para o futuro.
A metodologia do Futebol de 3 tempos: No primeiro tempo, é feita uma roda, na qual são estabelecidas regras do jogo, divisão de equipes, formas de pontuar, valores e acordos iniciais. No segundo tempo, acontece a partida, o jogo. No terceiro tempo, as duas equipes avaliam se os acordos; as regras;  iniciais conseguiram ser  cumpridas.  Neste momento que é feito uma avaliação do processo, identificam se ocorreu o respeito a cooperação, a solidariedade, se realmente ocorreu o “Jogo Limpo”, pois assim eles identificam o ganhador  de forma democrática.
WYSIWYG Web Builder